O Senhor do Bonfim

"Senhor do Bonfim – Associação de Solidariedade Social”, foi constituída em 2003, com o objetivo de dar resposta a um conjunto de lacunas sociais detetadas na freguesia do Bonfim em conjunto com outras entidades locais (designadamente a Junta de Freguesia). O Senhor do Bonfim, é uma entidade de utilidade pública, cujos estatutos estão publicados em Diário da República, nº281, de 5/12/2003 – III Série.

Quem Somos

"Senhor do Bonfim – Associação de Solidariedade Social” foi constituída em 2003 com o objetivo de dar resposta a um conjunto de respostas sociais – Creche - Centro de Dia - Serviço de Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial Para Idosos - na freguesia do Bonfim, em conjunto com outras entidades locais (designadamente a Junta de Freguesia).

O Senhor do Bonfim é uma entidade de utilidade pública, cujos estatutos estão publicados em Diário da República, nº281, de 5/12/2003 – III Série, e localiza-se na Rua do Padre António Vieira, 97/103, 4300 - 031 Porto.

História

O Projeto surge num contexto e perspetiva de desenvolvimento local, onde se denotou alguma escassez de respostas sociais, sobretudo ao nível da creche e de estruturas residenciais para idosos não lucrativos.

A freguesia do Bonfim possui um parque habitacional bastante envelhecido, com péssimas condições de habitabilidade associada aos fracos rendimentos dos idosos, onde a média de idade se situa acima dos 75 anos, acrescendo, o isolamento e a falta de mobilidade desta população.

Perante o contexto local em que estamos integrados e tendo as instituições particulares de solidariedade social a responsabilidade de combater/atenuar as desigualdades sociais e incentivar o desenvolvimento local, foi elaborado um projeto para a construção de um equipamento social, com vista a minorar alguns dos problemas existentes e a colmatar algumas das lacunas da freguesia, participando no desenvolvimento da cidade do Porto, no que respeita ao bem-estar social desta população.

Este projeto surgiu da vontade dos dirigentes (Junta de Freguesia, órgãos sociais do Senhor do Bonfim) de partilharem valores e uma cultura de confiança e de responsabilização - INOVAR NO BONFIM.

Pretende-se ainda promover a criação de novos postos de trabalho, a coesão social, fomentar parcerias e desenvolver competências na área da responsabilidade social. Contribuir para uma gestão ética, responsável e transparente perante os utilizadores/família e comunidade local.