O Senhor do Bonfim

"Senhor do Bonfim – Associação de Solidariedade Social”, foi constituída em 2003, com o objetivo de dar resposta a um conjunto de lacunas sociais detetadas na freguesia do Bonfim em conjunto com outras entidades locais (designadamente a Junta de Freguesia). O Senhor do Bonfim, é uma entidade de utilidade pública, cujos estatutos estão publicados em Diário da República, nº281, de 5/12/2003 – III Série.

ERPI - Estrutura Residencial para Idosos

A ERPI - A Estrutura Residencial para Idosos, é uma resposta social que consiste no alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e animação recreativa e cultural, bem como prestados cuidados de enfermagem. São prestados serviços para satisfação das necessidades básicas dos idosos, como alojamento, alimentação, cuidados de higiene e conforto, tratamento de roupa, apoio no desempenho das suas atividades diárias, de acordo com as suas necessidades, cuidados de enfermagem, convivência com os idosos das outras valências, bem como com as crianças da creche de forma a fomentar a inter-geracionalidade (voltar a ser avô), atividades de animação sociocultural e ainda serviços de imagem.

São objetivos da ERPI:

-Facultar um espaço seguro que apoie e integre o idoso de uma forma segura.

- Proporcionar um ambiente estável, calmo e acolhedor, tendo em vista o convívio dos idosos enquanto partilham o mesmo espaço, tornando-os uma família.

- Valorizar as rotinas tranquilizadores para que os idosos se possam sentir seguros e bem cuidados.

-Garantir os recursos adequados

- Promover uma articulação estreita com as famílias.

- Zelar pela segurança física, higiene e alimentação dos idosos.